Cadê meu copo?

Bookmark this on Hatena Bookmark
Hatena Bookmark - Cadê meu copo?
Share on Facebook
Post to Google Buzz
Bookmark this on Yahoo Bookmark
Bookmark this on Livedoor Clip
Share on FriendFeed
Cadê meu copo?Colégio Portinari

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,
qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo fim”

(Chico Xavier)

O homem caracteriza-se pela sua capacidade de modificar e adaptar-se ao ambiente, utilizando e transformando os recursos disponíveis. Esta situação desenvolve-se, amplia-se e é otimizada pelo avanço nos diversos campos do conhecimento e da tecnologia. Contudo, o homem nem sempre se preocupa com a conservação dos recursos naturais e principalmente com os resíduos gerados em suas atividades.

Professoras Vivi (Matemática) e Lilian (Ciências) e parte da equipe na apresentação do projeto e dos primeiros resultados

O Colégio Portinari, com o intuito de desenvolver ações que envolvam a família, a escola e a sociedade, trabalha a educação voltada para a cultura da formação e da informação. Esta premissa conduziu os professores Lilian, Viviane e Douglas ao desenvolvimento de um projeto envolvendo as relações sócio-ambientais do consumo excessivo de copos plásticos descartáveis, além da iniciação à pesquisa científica, considerada  uma atividade essencial para a compreensão de ações globais direcionadas à preservação ambiental e formação do cidadão.

O Projeto “Cadê meu copo?” é uma atividade multidisciplinar que envolve os Ensinos Fundamental I, II e Ensino Médio, com objetivo de proporcionar conscientização ambiental em relação ao consumo de materiais descartáveis plásticos e aprendizado de métodos em pesquisa científica. Pelo menos três áreas do conhecimento são envolvidas, a biologia e química, nas questões sócio-ambientais, e a matemática, no entendimento e organização dos dados. Desta forma, desenvolvem–se 4 etapas: coleta inicial dos dados, campanha de conscientização da comunidade escolar, coleta dos dados para verificação da eficácia de uma campanha, discussão e divulgação dos resultados.

Nós, do Colégio Portinari, almejamos um mundo cada vez melhor, construído a partir do trabalho de cidadãos conscientes. Por isso, convidamos todos a participar de um pedacinho do projeto, reduzindo o consumo de copos plásticos com a substituição dos descartáveis por canecas ou garrafas. Alguém pode pensar, eu sou apenas um… Isso mesmo, somos formiguinhas, mas se cada uma realiza sua tarefa, o formigueiro funciona em harmonia.

Contamos com a consciência e a colaboração de cada um!

Powered by Cincopa WordPress plugin